Querid@s amigos e amigas
Com grande alegria anunciamos a
publicação do Dossiê: Práticas Artísticas, Culturas Subalternizadas e Educação,
publicado pela Revista Tempos e Espaços em Educação da UNIVERSIDADE FEDERAL DE
SERGIPE pelo Programa de Pós-graduação em Educação – PPGED
O Dossiê, v. 11, n. 24 (2018) foi
organizado por nossos amigos: Emiliano Gambarotta, Christian Muleka Mwewa, além
das colegas Ana Sabrina Mora, Mariana Sáez.
Destacamos para além de todos os
ótimos textos publicados pelo dossiê, aqueles publicados por nossos amigos
Alexandre F. Vaz, Christian Muleka Mwewa, Alex Sander da Silva, Cristiano
Mezzaroba e Fabio Zoboli, que seguem abaixo destacados.
SOLIDARIDADES FUNDANTES ENTRE CIRCO Y LA GIMNASIA.
MONTEVIDEO, URUGUAY, SIGLO XIX
Alexandre Fernandez Vaz, Gonzalo Pérez Monkas
Resumo
El estudio reflexiona en torno a
las primeras experiencias de las prácticas gimnásticas vinculadas al circo en
Uruguay. No se duda señalar al siglo XIX como momento fundante de aquel
conjunto de prácticas que se dieron en llamar Educación Física. De ahí que se
indaga en la segunda mitad del siglo XIX, específicamente en el período que va
entre 1861 y 1871. Se busca explorar en el conjunto de saberes de la época en
torno al circo: religiosos, científicos, mágicos. Ante dichos movimientos, se
entiende pertinente recuperar algunos discursos con el propósito de comprender
las relaciones de dominación que hicieron posible que la relación de la
gimnasia con el circo y las prácticas artísticas se configurara de una manera y
no otra, dando lugar a aquello que puede identificarse como prácticas
corporales sometidas.
TREZE TESES SOBRE A PRESENÇA DA CAPOEIRA NA SOCIEDADE
CONTEMPORÂNEA
Christian Muleka Mwewa, Aurélia Regina de Souza Honorato,
Alex Sander da Silva
Resumo
Pretende-se apresetar treze teses
que possam vir a estruturar a presença da Capoeira na sociedade contemporânea.
A apresentação em forma de teses se deve às possibilidades de dar consequencias
às reflexões apresentadas. As indicações figuram enquanto paradigmas para as
pesquisas que envolvem esta temática no contexto social em que estão inseridas.
Concluimos, portanto, pela necessidade de considerer o contexto social que a
cultura é produzida enquanto agente ativo no processo de produção de
conhecimento.
REVISITANDO O CONCEITO DE BIOPOLÍTICA EM FOUCAULT PARA
PENSAR O CORPO NA EDUCAÇÃO FÍSICA
Cristiano Mezzaroba, Fabio Zoboli
Resumo:
O objetivo deste ensaio é
revisitar o conceito de biopolítica de Michel Foucault fazendo breves incursões
desse conceito com as noções de biopoder, disciplina, governamentalidade e
ascese – também desenvolvidas por Foucault. Em meio a essas revisitações
teóricas trazemos ao texto algumas questões que giram em torno do corpo na
modernidade que tem relações com o campo da Educação Física com a intenção de
ancorarmos a teoria em elementos empíricos do cotidiano deste campo. O corpo é
atravessado pela biopolítica na medida em que sofre a ação das relações entre
política e economia a fim de melhor gestar seu comportamento. A Educação
Física, enquanto um campo de saber/fazer que se ocupa do conhecimento das mais
variadas ciências para lidar com seu objeto de estudo, “o corpo e o movimento”,
está mergulhada nesta rede de dispositivos biopolíticos.
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