terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Querid@s amigos e amigas

Com grande alegria anunciamos a publicação do Dossiê: Práticas Artísticas, Culturas Subalternizadas e Educação, publicado pela Revista Tempos e Espaços em Educação da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE pelo Programa de Pós-graduação em Educação – PPGED
O Dossiê, v. 11, n. 24 (2018) foi organizado por nossos amigos: Emiliano Gambarotta, Christian Muleka Mwewa, além das colegas Ana Sabrina Mora, Mariana Sáez.

Destacamos para além de todos os ótimos textos publicados pelo dossiê, aqueles publicados por nossos amigos Alexandre F. Vaz, Christian Muleka Mwewa, Alex Sander da Silva, Cristiano Mezzaroba e Fabio Zoboli, que seguem abaixo destacados.


SOLIDARIDADES FUNDANTES ENTRE CIRCO Y LA GIMNASIA. MONTEVIDEO, URUGUAY, SIGLO XIX
Alexandre Fernandez Vaz, Gonzalo Pérez Monkas

Resumo
El estudio reflexiona en torno a las primeras experiencias de las prácticas gimnásticas vinculadas al circo en Uruguay. No se duda señalar al siglo XIX como momento fundante de aquel conjunto de prácticas que se dieron en llamar Educación Física. De ahí que se indaga en la segunda mitad del siglo XIX, específicamente en el período que va entre 1861 y 1871. Se busca explorar en el conjunto de saberes de la época en torno al circo: religiosos, científicos, mágicos. Ante dichos movimientos, se entiende pertinente recuperar algunos discursos con el propósito de comprender las relaciones de dominación que hicieron posible que la relación de la gimnasia con el circo y las prácticas artísticas se configurara de una manera y no otra, dando lugar a aquello que puede identificarse como prácticas corporales sometidas.

TREZE TESES SOBRE A PRESENÇA DA CAPOEIRA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Christian Muleka Mwewa, Aurélia Regina de Souza Honorato, Alex Sander da Silva

Resumo
Pretende-se apresetar treze teses que possam vir a estruturar a presença da Capoeira na sociedade contemporânea. A apresentação em forma de teses se deve às possibilidades de dar consequencias às reflexões apresentadas. As indicações figuram enquanto paradigmas para as pesquisas que envolvem esta temática no contexto social em que estão inseridas. Concluimos, portanto, pela necessidade de considerer o contexto social que a cultura é produzida enquanto agente ativo no processo de produção de conhecimento.

REVISITANDO O CONCEITO DE BIOPOLÍTICA EM FOUCAULT PARA PENSAR O CORPO NA EDUCAÇÃO FÍSICA
Cristiano Mezzaroba, Fabio Zoboli

Resumo:

O objetivo deste ensaio é revisitar o conceito de biopolítica de Michel Foucault fazendo breves incursões desse conceito com as noções de biopoder, disciplina, governamentalidade e ascese – também desenvolvidas por Foucault. Em meio a essas revisitações teóricas trazemos ao texto algumas questões que giram em torno do corpo na modernidade que tem relações com o campo da Educação Física com a intenção de ancorarmos a teoria em elementos empíricos do cotidiano deste campo. O corpo é atravessado pela biopolítica na medida em que sofre a ação das relações entre política e economia a fim de melhor gestar seu comportamento. A Educação Física, enquanto um campo de saber/fazer que se ocupa do conhecimento das mais variadas ciências para lidar com seu objeto de estudo, “o corpo e o movimento”, está mergulhada nesta rede de dispositivos biopolíticos.

Nenhum comentário: